Turma de protetores ambientais visita aterro sanitário do município

Atividade do programa Protetor Ambiental foi realizada na tarde de ontem, dia 09 pelos alunos da primeira turma do programa Protetor Ambiental. A visita técnica foi coordenada pelo cabo da Polícia Ambiental, Ademir Catto, instrutor do programa em Anchieta e serviu para que os participantes possam conhecer a estrutura do aterro e as formas de tratamento e separação dos resíduos coletados pela empresa. A turma foi recebida pelo engenheiro sanitarista ambiental, Roberto Luiz Schmeling, representando o Grupo Tucano, proprietário do aterro localizado no interior de Anchieta.

A primeira etapa da atividade foi realizada no Centro de Valorização de Resíduos local em que os materiais são separados manualmente e onde os recicláveis são compactados e separados em fardos para posterior comercialização. Após a visita ao centro, os alunos conheceram a estação de tratamento dos resíduos líquidos e também o aterro sanitário onde o material que não pode ser reaproveitado é compactado.  Conforme Schmeling, todas as etapas do processo são realizadas de acordo com legislação vigente e contemplam todos os procedimentos para que o impacto sobre o meio ambiente seja o mínimo possível. Ele informou também que a estação recebe os resíduos de 14 municípios da região e falou aos jovens sobre os diferentes tipos de aterro, classificação e destinação de cada espécie de resíduo.

Saiba mais sobre o programa Protetor Ambiental

Criado em 1999 pela Polícia Ambiental o programa Protetor Ambiental abre vagas para estudantes de 12 a 14 anos, das redes estaduais e municipais que, para atender aos requisitos do projeto, não podem deixar de frequentar o ensino regular, sendo obrigatória a apresentação do boletim bimestral de notas. O transporte dos alunos bem como o local para as aulas é oferecido gratuitamente pelo município. Em Anchieta, a primeira turma do programa iniciou as atividades no dia 07 de abril deste ano, formando uma turma com 30 adolescentes. O projeto inclui capacitação para preservação e defesa do meio ambiente e oferece aulas semanais e atividades como caminhadas, plantio de mudas e participação em palestras e campanhas sociais que abordem o tema.