Reunião do consórcio intermunicipal Rio Sargento é realizada em Anchieta

Encontro reuniu os municípios de Anchieta, Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso, integrantes do consórcio de municípios Rio Sargento. Além dos prefeitos, os Gestores Municipais de Convênios também participaram da reunião. Um dos assuntos tratados foi a unificação dos abrigos de acolhimento institucional provisório, as Casa Lares, que são destinadas a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por determinação judicial, em situações de abandono ou em que a família ou responsável esteja impossibilitado de exercer sua função. O prefeito Ari Prestes explica que o consórcio busca os meios legais e burocráticos para que a casa lar de Campo Erê receba as crianças e adolescentes dos municípios integrantes do consórcio, sendo mantida e administrada em conjunto. “Esta medida deve ser adotada para racionalização das despesas de manutenção dos abrigos, que hoje é bastante onerosa para os municípios e também para que seja possível oferecer uma estrutura melhor para os abrigados”, argumenta.  Ele ressalta que o Ministério Público acompanha o processo e tem prestado auxílio e orientação sobre o assunto.

Outro tema em pauta na reunião foi a adesão do município de Romelândia ao consórcio Rio Sargento. Na oportunidade, os prefeitos se comprometeram em apoiar e acompanhar o processo em Romelândia, inclusive prestando esclarecimentos aos vereadores do município no momento em que considerarem oportuno. “Nosso objetivo é unir forças, socializar experiências e promover ações em conjunto para  facilitar a gestão pública, promover o desenvolvimento local, aumentar o poder de negociação e a eficiência da prestação dos serviços dos municípios participantes”, define o prefeito.