Sucessão na agricultura familiar é tema de palestra do projeto habitacional

Evento aconteceu na tarde de ontem, dia 30 e reuniu os beneficiários do programa de reformas habitacionais. A palestrante foi a assistente social, Greice Farias que falou sobre o desafio da sucessão na agricultura familiar, assunto amplamente discutido pelo setor na atualidade e dilema vivenciado pelas famílias que vivem no campo e não tem perspectivas de manter os filhos trabalhando na propriedade.

“As famílias enfrentam muitas dificuldades para manter os jovens no campo”, afirma Greice. Segundo ela, a falta de escolas no campo, a dificuldade de acesso à tecnologia na área rural e a falta de estabilidade na atividade agrícola são alguns dos fatores que influenciam os jovens a ir para a cidade em busca de formação e de trabalho. Depois de explanar sobre o tema, a palestrante promoveu um debate onde os presentes fizeram questionamentos e discutiram possíveis soluções para o problema. O encontro de ontem reuniu as 19 famílias que formam o primeiro grupo de reformas implantado no município e encerrou a série de encontros do projeto social. Outros temas debatidos pelo grupo nas palestras e oficinas anteriores foram: técnicas de construção de hortas, jardinagem, manutenção preventiva de moradias, proteção de fonte e destinação correta de resíduos.

O grupo foi formalizado em outubro do ano passado e cada proprietário recebeu o valor de R$ 17 mil para realizar reformas e ampliações em suas residências. Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Habitação Rural e a contrapartida dos mutuários será de R$ 668, paga em quatro parcelas anuais.