Conferência Municipal de Saúde é realizada em Anchieta

Evento que está na sua quinta edição aconteceu na tarde de ontem, dia 22 e reuniu autoridades, profissionais da área e comunidade no Salão dos Idosos. A conferência tem a finalidade de mobilizar a população a avaliar a situação da saúde no município e elaborar propostas de melhorias para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na abertura do evento, o prefeito Ari Prestes falou sobre os investimentos e melhorias promovidas pelo governo municipal na área da saúde como a reforma, ampliação e informatização da Unidade de Sáude, aquisição de veículos, implantação da equipe do Nasf, capacitação da equipe, dentre outros. O prefeito também ressaltou a importância da oportunidade criada para que a população opine e contribua com sugestões. “Procuramos atender a população sempre da melhor forma, mas tudo pode ser aprimorado, por isso agradecemos a presença de todos que estão aqui dispostos a sugerir e a trabalhar junto com a administração para que os serviços em saúde sejam cada vez melhores em nosso município”, disse

A coordenação da conferência coube à consultora em Saúde, Lisiane Ruckhaber , que falou sobre a história do SUS desde a sua criação em 1988 até os dias atuais. Em sua explanação, Lisiane ressaltou a importância dos serviços em saúde pública e sobre o direito ao acesso e a necessidade da participação popular nas ações que possam aprimorar o serviço. Após a palestra, o público presente foi dividido em grupos para debater e apresentar propostas tendo como base as questões  ligadas aos eixos: Direito à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação Social e Financiamentos do SUS.

Finalizados os debates, as propostas elencadas foram postas em votação para aprovação da plenária. Dentre as sugestões estão a descentralização dos hemocentros, a criação de programas baseados nas necessidades regionais e o financiamento total por parte do Ministério da Saúde dos programas criados pelo Governo Federal. Agora, o texto final com as proposta homologadas será levado pelos delegados para etapa regional, que acontecerá em setembro, na cidade de Lages.