Dia de combate ao colesterol alto reuniu anchietenses em torno da prevenção

Atividades foram desenvolvidas ao longo de todo o dia de hoje e reuniu um público variado composto  das mais variadas faixas etárias. A ação, que foi promovida pela secretaria de Saúde e coordenada pela equipe do Nasf,  teve por objetivo divulgar informações sobre as consequências nocivas do colesterol alto e mostrar atitudes e hábitos que ajudam a mantê-lo sob controle.

Durante a atividade, os profissionais da Unidade de Saúde repassaram orientações para a população e o médico, Renan Prigol explicou sobre causas, fatores de risco e tratamento. Prigol frisou a importância da prevenção, principalmente para crianças e adolescentes uma faixa etária que, segundo ele, cada vez mais vem apresentando índices elevados de colesterol. Outro ponto importante ressaltado pelo médico é o fato de que as alterações no colesterol são assintomáticas, ou seja, é difícil perceber fisicamente que os níveis saíram do patamar desejável. “Muitas vezes, o paciente só percebe quando já existem danos para a saúde como a arteriosclerose. Nestes casos, só os cuidados com a dieta já não resolvem o problema sendo necessário o tratamento com medicamentos”, esclarece. Sobre os medicamentos utilizados no tratamento do colesterol alto, a farmacêutica Janaína Fetter também falou aos presentes, explanando sobre os mais utilizados e sua ação no organismo.

Encerrando o ciclo de palestras, a nutricionista Débora Prevedello deu dicas para uma dieta saudável que auxilie na manutenção dos níveis de colesterol. Com uma mesa especialmente montada para o evento, Débora exemplificou alimentos que contribuem para o aumento das taxas de gordura no sangue e também mostrou aqueles que devem ser consumidos regularmente para manutenção da saúde.

Além das palestras, os participantes foram convidados a praticar atividade física, como alongamentos e danças, orientados por fisioterapeutas e educadores. Todas as atividades foram realizadas na área coberta da praça municipal.