Escolas do Campo realizam trabalho sobre alternativas de produção

Projeto pedagógico do segundo semestre discutirá sobre as alternativas de produção na agricultura promovendo visitas a propriedades rurais e agroindústrias do município. A atividade está sendo desenvolvida com alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental das escolas de Linha Saúde, Salete e São Paulo e é coordenada pelas professoras Selma Giongo, Ivone Kraemer e Marcia Parmezani.

Nesta semana, as crianças visitaram a propriedade de Claudair e Lenir Buffon, situada na Linha Prateleira para saber mais sobre a produção de leite à base de pastagem perene. Durante a visita de estudos, os alunos foram orientados pelos engenheiros agrônomos da Epagri de Anchieta, Ivan Canci e Luiz Henrique Coelho que falaram sobre o manejo do rebanho, o sistema de piqueteamento e custos de produção. Os profissionais também repassaram dados sobre a produção mensal do município, que gira em torno de três milhões de litros de leite  e sobre questões como a degradação do solo e a importância da preservação dos recursos naturais. De acordo com as professoras, agora os assuntos tratados no passeio serão levados para a sala de aula, consistindo num rico material para pesquisa e aprofundamento.

Na próxima etapa, estão previstas visitas a uma propriedade que cultiva frutas e hortaliças e também às agroindústrias de conservas, laticínios, doces e panificação estabelecidas na área rural de Anchieta.