Chá Literário homenageia Ruth Rocha

Terceira edição do evento de incentivo à leitura promovido pela secretaria de Educação destaca a obra da escritora de livros infantis. As atividades do Chá Literário deste ano iniciaram ontem, dia 18 e seguem até amanhã com a participação de todos os alunos da rede municipal, do maternal ao quinto ano do ensino fundamental. O cenário foi montado no Centro Municipal de Educação e as visitas são feitas em grupos pequenos para que todas as crianças possam assistir a encenação do enredo do livro O Reizinho Mandão. Além da encenação, as crianças ouvem a biografia de Ruth Rocha, contada em primeira pessoa pela professora Marcia Back. Depois de ouvirem as histórias e poesias da escritora as crianças tomam chá e folheiam seus livros em exposição no local. Todos os participantes recebem um livro como lembrança.

A secretária de Educação, Leonita de Souza, explica que o objetivo do evento é, essencialmente, proporcionar experiências marcantes e positivas para as crianças com a finalidade de despertar nelas o gosto pela leitura. Leonita destaca também que a atividade busca estimular a fantasia e a imaginação que são próprias da infância e parte essencial do desenvolvimento emocional e do aprendizado infantil. “As encenações, o ritual do chá e da leitura além de serem momentos de aprendizado ajudam a preservar o mundo mágico e lúdico da criança, que é uma das mais belas coisas da infância. Acredito que cuidar para que todas estas características da infância sejam protegidas e respeitadas é o papel fundamental das pessoas e instituições que trabalham com educação infantil”, afirma. A secretária informa que aproximadamente 400 alunos de escolas municipais participarão das atividades do Chá Literário.