Complicações da diabetes é tema de palestra

Explanação da enfermeira Mariana de Aguirre abordou as doenças causadas pela diabetes, ontem, no encontro do grupo Doce Vida que reúne portadores da doença e é coordenado pela equipe do Nasf com o objetivo de acompanhar e orientar preventivamente os portadores da doença.

De acordo com a enfermeira, a Diabetes é uma doença crônica causada pela falta de produção ou má absorção de insulina e que tem como característica taxas anormais de açúcar no sangue. Como consequência, a pessoa com diabetes pode apresentar, além de problemas de visão e baixa imunidade, perda da sensibilidade nos membros inferiores, dificuldades na cicatrização de ferimentos e problemas nos rins. “São muitas complicações sérias que afetam a saúde e a qualidade de vida do diabético”, afirma. Mariana também destacou a importância da atividade física e de um estilo de vida que leve em conta todas as adaptações necessárias para a manutenção das taxas de açúcar em níveis saudáveis. “A diabetes não tem cura, mas é controlável, por isso adequar o gosto pessoal, a dieta e os hábitos a esta nova realidade é imprescindível”, enfatiza.

Grupo Doce Vida

Idealizado pela secretaria de Saúde de Anchieta, o grupo recebe o acompanhamento da equipe do Nasf em reuniões mensais e busca promover uma conscientização individual e coletiva que resulte em atividades e ações para o controle da diabetes. Além das orientações repassadas por profissionais da área da saúde os encontros também promovem momentos de conversa informal com a troca de experiências entre os participantes sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia devido à doença. Para participar, os anchietenses podem fazer a inscrição no Posto de Saúde ou na sala do Nasf, que fica no Salão Paroquial. A inscrição e a participação são gratuitas e abertas a todos que desejarem.