Obras do Saneamento Básico devem iniciar em setembro

Após três tentativas infrutíferas, a obra orçada em R$ 2 milhões foi licitada no último dia 21 e será executada por uma empresa paranaense. Esta será a primeira etapa do saneamento básico que compreende a construção da estação de tratamento de dejetos e a rede de captação em 100 residências localizadas nas ruas Olinda, Carlos Piccoli, parte da Minas Gerais e parte da Buenos Aires. O terreno onde será construída a estação é de propriedade do município e fica na comunidade de Linha São Marcos. A partir da emissão da ordem de serviço, a empresa inicia a obra que deve levar aproximadamente oito meses para ser concluída e instalar mais de 1.700 metros da rede coletora de esgoto. A contrapartida do município é orçada em R$ 194 mil.

Para o prefeito Ari Prestes, o início da obra de saneamento é de suma importância, pois além do fato de ser uma necessidade básica no que diz respeito à saúde pública também é anseio antigo da comunidade anchietense que acompanha o processo desde 2008. O prefeito destaca ainda que foi necessária uma adequação no projeto, que apresentava planilhas orçamentárias defasadas, para que houvesse interesse de empresas em executar a obra por isso, na primeira etapa o sistema de captação será construído em número limitado de residências. Ele ressalta, no entanto, que mesmo as que não receberão a obra neste primeiro momento, serão beneficiadas com a coleta e tratamento dos dejetos na estação municipal, serviços que hoje são feitos pela estação do município de Palma Sola. A previsão é de que a obra seja iniciada em meados do mês de setembro.