Creche municipal completa um ano de atividades

Inaugurada em 30 de agosto do ano passado, a escola oferece ambientes para a aprendizagem das crianças como salas de aula, sanitários, fraldários, área coberta, parque, refeitório, entre outros, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. Atualmente com 94 alunos com idade entre quatro meses a quatro anos, a escola atende praticamente 100% da demanda do município nesta faixa etária.

A diretora, Ana Paula Milan explica que as instalações da escola são totalmente adaptadas para as crianças e que o educandário conta com um grupo de funcionárias dedicadas e comprometidas com o desenvolvimento infantil. “Nas salas de aula, contamos com 11 professoras e seis auxiliares. A alimentação das crianças é preparada pela merendeira com orientação permanente da nutricionista da secretaria de Educação que elabora o cardápio e faz o acompanhamento nutricional dos alunos. Para os cuidados com a organização e limpeza, a creche conta com duas auxiliares de serviços gerais”, informa. Outro aspecto importante destacado pela diretora são os investimentos tanto na edificação quanto em equipamentos e material pedagógico. “Além de todos os equipamentos e materiais pedagógicos importantes para o bom funcionamento da estrutura escolar, também realizamos recentemente algumas adequações no prédio como a cobertura em áreas externas e na entrada da escola para dar mais conforto à circulação das pessoas em dias chuvosos e também um toldo no refeitório para amenizar o frio no inverno”, informa.

“Somos uma escola e não somente um lugar onde se cuida de crianças”

A afirmação da diretora expressa a filosofia de trabalho da escola que desenvolve um plano pedagógico semestral, com atividades planejadas e desenvolvidas em sala de aula pela equipe de pedagogas. “Depois de definido em conjunto com a equipe, o tema escolhido é desenvolvido pelas professoras respeitando-se a faixa etária e também as características individuais das crianças”, explica. A diretora conta que o tema do projeto pedagógico do primeiro semestre foi “Identidade” e no segundo, “Nutrição e Saúde”. “Dentro da temática proposta, as crianças foram envolvidas em inúmeras atividades pedagógicas cujos resultados são muito importantes. É gratificante quando vemos um bebê reconhecendo a foto de sua família na parede da sala de aula, quando os observamos brincar com a cesta de legumes e frutas, reconhecendo e experimentando alimentos novos. Consideramos que assim, a escola contribui em diversos aspectos para o desenvolvimento do bom convívio social, para o respeito consigo e com o próximo, para a construção da identidade e da autonomia de crianças felizes e saudáveis”, ressalta.