Desfile cívico e shows marcam as comemorações do dia da Independência em Anchieta

A programação iniciou bem cedo, às 6:30 horas com a chegada do Fogo Simbólico que foi conduzido por atletas da Associação Desenvolvimento Esporte e Cultura Anchieta (Adec) e recepcionado pelo prefeito Ari Prestes e pela Banda Municipal. Às 8:30h iniciou o desfile cívico com a participação de 26 pelotões que reuniram aproximadamente 800 pessoas representando escolas, entidades, igrejas e associações do município, indústria e comércio, bombeiros e polícia militar. A saída da caminhada foi em frente ao Salão dos Idosos e os pelotões se dirigiram à praça municipal onde foi montado o palanque das autoridades. A temática central do desfile foi “Sustentabilidade”. Após a chegada de todos os pelotões, foi realizado um ato cívico com apresentações de alunos do Colégio Pops e grupo de danças do município.

A secretária de Educação, Leonita de Souza, agradeceu a todos os envolvidos destacando a importância da participação de todos os setores da sociedade na festividade e reforçando a necessidade de reflexão sobre o tema proposto no desfile. “O futuro é o presente, pois nossas ações, hoje, definirão como será nossa história. Precisamos nos responsabilizar pelo futuro, cuidando, preservando e respeitando todas as formas de vida”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ari Prestes também agradeceu a presença dos anchietenses desde a organização do evento, coordenada pelo departamento de Cultura e secretaria de Educação, a participação nos pelotões e o prestígio do público ao desfile cívico. Prestes também falou sobre o momento de união proporcionado pela comemoração da independência do Brasil. “Este é um ritual que traz a memória do passado e a esperança do futuro. Se cada um de nós for capaz de viver com a consciência de que o bem comum é um compromisso de todos, certamente construiremos um país melhor”, afirmou. O ato cívico encerrou a programação na parte da manhã mas as festividades continuaram à tarde com a apresentação de músicos locais em diversos shows gratuitos prestigiados por um grande público.