III Amostra dos Saberes e feira de ciências do Colégio Pops

Evento acontece no  ginásio de esportes da escola e tem por finalidade a exposição de trabalhos realizados pelos alunos nas áreas de biologia, geografia, física, química, dentre outras. A atividade, que integra um circuito estadual, é realizada anualmente pela escola e visa incentivar a execução de trabalhos que possam demonstrar na prática o conhecimento teórico adquirido durante as aulas.

O diretor da instituição, Ernani Grabin, explica que todos os estudantes a partir da sexta série são convidados a participar e que os temas dos trabalhos são escolhidos livremente pelos grupos. Segundo o diretor estão expostos trabalhos sobre formas alternativas de energia, reciclagem, uso sustentável dos recursos naturais, simulação de eventos naturais como a erupção de um vulcão, inúmeras experiências sobre reações químicas, equipamentos hidráulicos, dentre outros. “Os alunos sempre nos surpreendem e os trabalhos estão melhores a cada ano. Este é o objetivo da escola, incentivar neles a busca pelo conhecimento e aprimoramento e desta forma, prepara-los para a vida pensando num futuro melhor”, destaca. Ainda de acordo com Grabin, uma comissão formada por ex-professores, irá avaliar e escolher um dos trabalhos para representar o município na etapa regional da feira, que será realizada na cidade de Guarujá do Sul.

Em seu pronunciamento, a supervisora de Educação da SDR Dionísio Cerqueira, Silvane Prestes de Oliveira, parabenizou a escolas, os alunos e professores pela iniciativa e ressaltou a importância da pesquisa científica para a evolução da humanidade. Silvane também deu ênfase à importância da conduta ética nos trabalhos científicos e da necessidade do direcionamento das novas descobertas e avanços da área para que atendam ao bem da coletividade.

A III Amostra dos Saberes é aberta a visitação do público e vai até as 21 horas de hoje.