Produção de silagem tem aumento de 30% este ano

A informação é do secretário de Agricultura, Mario Signor. De acordo com ele, o aumento na produção é devido a fatores como uma demanda maior do serviço e também à excelente qualidade e rendimento do milho destinado à silagem. “As condições climáticas foram muito favoráveis o que gerou um volume maior do produto final”, explica. Signor informa que foram contabilizadas pela secretaria mais de 4,5 mil horas máquina na confecção de silagem, com 402 famílias atendidas.

Quanto aos bônus em horas máquina oferecido pela administração, o secretário explica que é aplicada a Lei Municipal 2018/2013 que determina a vinculação entre o movimento econômico comprovado pelo agricultor ou produtor de leite, ao bônus a que tem direito na confecção de silagem, distribuição de adubo orgânico e outros serviços. De acordo com o movimento declarado, cada produtor tem direito a um mínimo de quatro e máximo de 24 horas, incluindo o bônus de no máximo, quatro horas, para os serviços de silagem.

O secretário destaca ainda a importância da nota fiscal de produtor rural para que a administração possa oferecer os serviços prestados à agricultura. “Para o agricultor, não há custo algum, no entanto, o município sai ganhando, pois as notas geram o movimento econômico. Com mais recursos, a administração tem mais de condições de investir em tecnologia e maquinário, atendendo o melhor o agricultor”, salienta. Ele lembra que a emissão de nota fiscal deve ser feita na saída de bens e produtos da propriedade e as notas devem ser renovadas, anualmente, até o dia 31 de janeiro.  A prestação de contas das notas emitidas deve ser feita até 60 dias depois da emissão.