Alunos da oficina de Capoeira recebem primeira graduação

Cermônia de batismo e recebimento do cordão aconteceu no último sábado, dia 21, no Ginásio Municipal de Esportes. Promovida pelo Cras de Anchieta e coordenada pelo professor Alexandre Campos, a oficina atendeu gratuitamente mais de 50 alunos ao longo deste ano. Destes, 32 crianças e jovens participaram do “Batismo” como é chamada a graduação na capoeira e receberam o cordão que indica a qual categoria pertencem. Os alunos graduados agora fazem parte da associação Cordão de Contas, do Paraná.

Além dos alunos e familiares, a cerimônia contou com a presença de mestres e instrutores de diversas cidades, do prefeito, Ari Prestes, vereadores e representantes da secretaria de Educação, equipe do Cras e do Serviço de Convivência  e fortalecimento de Vínculos.

Saiba mais:

Mistura de arte marcial, esporte, cultura popular e música a capoeira teve origem com os escravos africanos trazidos ao Brasil. Por serem alvos de violentos castigos por parte dos escravocratas, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção. Como os senhores de engenho proibiam a prática de qualquer tipo de luta, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, fazendo surgir a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Por isso, os praticantes aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

O Batizado é um momento muito especial, onde o aluno de capoeira recebe a sua primeira graduação que é representada por uma corda colorida amarrada a cintura. Cada corda, de acordo com sua cor, representa um nível alcançado pelo capoeirista. Quando o aluno recebe a sua corda significa que já adquiriu os fundamentos básicos correspondente a sua graduação e não é mais um aluno iniciante.