Palestra Sobre saúde do homem reúne grande público em Anchieta

Evento promovido pela secretaria de Saúde e coordenado pela equipe do Nasf lotou o salão dos Idosos na noite de ontem, dia 25. O palestrante da noite foi o urologista Nabil Yasin que falou com maior ênfase ao público presente sobre o câncer de próstata, uma das doenças que mais mata os homens na atualidade. Quanto às medidas de prevenção, o médico destacou a importância dos exames preventivos regulares para que a doença seja detectada em fase inicial. “Quando o diagnóstico é feito precocemente, o paciente tem 90% de chance de cura, por isso a conscientização e as campanhas de prevenção são tão importantes”, ressaltou. Além dos exames, uma dieta saudável, a prática de atividades físicas e a observação do histórico familiar também foram apontados por Yasin como importantes ferramentas na luta contra o câncer de próstata. Após a explanação, o palestrante abriu espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas e as enfermeiras da equipe da Saúde realizaram o agendamento de exames para os interessados.

Encerrando a noite, foi servido um lanche ao som de música ao vivo. Mais de 250 pessoas de diversas faixas etárias participaram da atividade.

Programa Saúde do Homem

Em Anchieta, os homens com idade a partir de 45 anos de idade e residentes no município podem procurar a Unidade de Saúde no mês em que fazem aniversário para ter acesso aos exames preventivos e receber orientações. Implantado em 2013, o programa tem por objetivo a detecção precoce de alterações e mesmo da presença do câncer de próstata, vencer o preconceito que cerca a doença e ainda desenvolver nos homens o hábito de fazer os exames regularmente. “Queremos motivar os homens a assumir esta responsabilidade e a cuidar da própria saúde. Participando do programa, ele irá lembrar que todo ano, no mês de seu aniversário, deve realizar os exames preventivos”, destaca a secretária de Saúde, Magli Roscete.

 

Ela explica que, caso seja constatada alguma alteração, o paciente é encaminhado para realização de outros exames mais aprofundados e encaminhado ao médico especialista se for necessário. A secretária lembra ainda que os exames são gratuitos e que devem ser realizados mesmo sem a presença de sintomas. O atendimento aos pacientes do programa pode ser agendado na Unidade de Saúde.

“Queremos motivar os homens a desenvolver o hábito do cuidado com a saúde. Participando do programa, ele irá lembrar que todo ano, no mês de seu aniversário, deve realizar os exames preventivos”