Campeonato de escolinhas fará finais no sábado

Copa Adec, que reúne em torno de 300 crianças e jovens está realizando as partidas semifinais durante esta semana. No sábado, dia 05, acontecem as finais e a entrega da premiação no ginásio municipal de esportes. Em disputa estão  12 equipes de Vôlei e 20 de Futsal.  O campeonato, que é realizado anualmente, iniciou em novembro realizando jogos todas as noites e também no sábado durante o dia sempre com  a presença  das famílias e do público em geral.

Coordenadas pelos professores Alcione Lago e Itamar Berté, as escolinhas municipais de esporte reúnem mais de 300 alunos, com idade entre cinco e 17 anos. Os treinos acontecem durante a semana, pela manhã e a tarde, e todo material de uso coletivo é fornecido pelo município que conta ainda com a parceria da Associação Desenvolvimento Esporte e Cultura Anchieta (Adec) para o fornecimento de uniformes e disponibilização de profissionais voluntários. A premiação da competição também é contribuição da Adec.

Além da prática do esporte, o ensino das técnicas e fundamentos de cada modalidade também são repassados aos alunos pelos técnicos e o bom desempenho escolar, com boas notas e boa frequência são incentivados.  “Estamos sempre lembrando a todos de que devem se dedicar aos estudos em primeiro lugar, não permitindo que os treinos atrapalhem a rotina escolar”, afirma Itamar Berté, treinador da modalidade de vôlei. Os professores também ressaltam que o objetivo das escolinhas não é a competição, mas sim a prática de esportes como forma de lazer e melhora da qualidade de vida.

Para que a criança ou adolescente possa participar das escolinhas municipais, é necessário que os pais formalizem uma autorização e também forneçam informações sobre a saúde dos filhos, para que sejam observados durante os treinos, os cuidados específicos em cada caso. Não há custos com mensalidades ou taxas e o município disponibiliza o transporte escolar para atletas que residem nas comunidades rurais. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas durante todo o ano letivo, na secretaria de Esportes, junto ao Ginásio Municipal Hilário Pompermayer.