Formatura dos Protetores Ambientais

Primeira turma do programa no município concluiu a formação com cerimônia para familiares no CTG Alto da Querência, na última sexta-feira, dia 11.

O grupo, formado por 30 alunos com idade entre 12 e 14 anos, iniciou as aulas em abril deste ano. Para atender aos requisitos do projeto, os estudantes precisaram comprovar a regularidade da frequência no ensino regular, sendo obrigatória a apresentação do boletim bimestral de notas. Em Anchieta, os coordenadores do programa foram os cabos Ademir Catto e Gilberto Pilla que com a colaboração de monitores designados promoveram atividades como caminhadas, plantio de mudas, visitas a empresas, instituições e participação em palestras e campanhas sociais, tendo como foco principal a preservação do meio ambiente.

De acordo com os coordenadores, o programa busca mesclar teoria e prática, oferecendo aos alunos a oportunidade de visualizar a paisagem do município e arredores para analise da biodiversidade regional. “São atividades simples, mas de grande impacto, pois apresentam aos alunos uma visão holística sobre ecologia e o ambiente que nos circunda. Desta forma, a construção do conhecimento se torna muito mais efetiva”, destaca.

Além das atividades propostas, o programa disponibilizou gratuitamente aos alunos um fardamento completo com boné, camiseta, cinto, calça e coturno e também a alimentação. O transporte e o local para as aulas teóricas foram cedidos pelo município.

Durante o evento, que contou com grande público formado por familiares e amigos dos formandos, o prefeito Ari Prestes destacou a importância da iniciativa parabenizando a todos pela dedicação e participação. O prefeito também ressaltou a importância do tema central do programa para o debate e a reflexão de toda a sociedade.