Prazo para renovação de bloco de produtor rural encerra amanhã

Os agricultores anchietenses têm até amanhã, dia 29, para renovar as notas de produtor rural. O serviço vem sendo prestado pela secretaria de Agricultura desde o início do mês. De acordo com o responsável pelo setor, Vinícius Durigon, neste período foram realizados em torno de 50 atendimentos diários que resultaram em mais de mil blocos atualizados. “Percebemos que os produtores estão conscientes da importância de manter esta documentação em dia e bem organizada assim, a grande maioria traz o bloco com a prestação de contas atualizada e a renovação leva pouco tempo para ser feita”, constata. Durigon explica também que, para agilizar o atendimento, a secretaria elaborou um cronograma com datas específicas para cada comunidade rural, no entanto, também atendeu por livre demanda.

 

Importância da emissão de nota fiscal para o meio rural

“Com a emissão da nota fiscal de produtor, o município tem condições de avaliar o quanto foi produzido e comercializado, programando o retorno dos benefícios para o meio rural em forma de conservação de estradas, assistência técnica e pesquisa”, ressalta o secretário de Agricultura, Mario Signor.  Além destes aspectos, o secretário lembra que a nota fiscal de produtor também é uma das garantias da obtenção de benefícios junto ao INSS como a aposentadoria, por exemplo.

Signor lembra também que, para o agricultor não há custo algum, no entanto, o município é beneficiado pois as notas geram o movimento econômico e retorno do ICMS. Com tais recursos, a administração tem mais de condições de investir em tecnologia e maquinário, atendendo o melhor o agricultor. “Além de sentir-se orgulhoso pelo trabalho que realiza, o agricultor poderá solicitar os serviços da prefeitura com a convicção de que fez a sua parte” diz o secretário.

A emissão de nota fiscal deve ser feita na saída de bens e produtos da propriedade. A prestação de contas das notas geradas deve ser feita até 60 dias depois da emissão e a renovação deve ser efetuada anualmente, até o dia 31 de janeiro.