Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Anchieta (COMDERA) é reativado pela Secretaria de Agricultura

Na pauta do primeiro encontro, estratégias e políticas públicas que auxiliem o homem do campo em todos os setores rurais de Anchieta.

Na data de 25 de abril, por meio da Secretaria da Agricultura, foi coordenada a primeira reunião do ano com os representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, no centro de Anchieta, com o objetivo de discutir estratégias para ações futuras no setor rural para 2017 e anos seguintes, no município de Anchieta.

Na pauta, membros do conselho discutiram estratégias e políticas públicas que auxiliem o homem do campo em todos os setores rurais do município, a atualização dos membros das instituições participantes, acesso a recursos via editais de apoio à agricultura, entre outros temas.

Para o secretário Municipal de Agricultura e Vice Prefeito, Vilmar Piovezani, a reativação do Conselho é essencial para a construção de ações que serão realizadas no município. “Esse grupo representa variados segmentos da nossa agropecuária de diversas localidades do interior Anchietense. Portanto, é um importante meio de debate para levantamento de demandas e inciativas que possam serem desenvolvidas no município”, destaca.

Na oportunidade foi retirada uma comissão para discutir e levantar prioridades que atendam os interesses dos agricultores de Anchieta, e serão discutidos e aprovados com os demais membros do conselho.

O CONSELHO

Ao todo, o Conselho reúne 46 (quarenta e seis) integrantes, tendo como um titular e um suplente. Participam do conselho um represente do Poder Executivo Municipal; um representante da Secretaria Municipal da Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente; um representante da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI; um representante do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Anchieta – SINTRAF; um representante dos jovens rurais; um representante da Associação dos Feirantes Orgânicos de Anchieta – AFOA; um representante dos agentes comunitários de saúde do interior; um representante do Movimento das Mulheres Campesinas; um representante de 17 comunidades rurais do interior do Município; um represente do Serviço de Inspeção Municipal – SIM e um representante da CIDASC.