Anchieta promove seminário para discutir Indicação Geográfica das variedades de milho crioulo

No último dia 12, foi realizado seminário para discutir o processo de implementação da Indicação Geográfica (IG) do milho crioulo e sua importância para Anchieta e região. Na ocasião, reuniram-se representantes da Epagri local, regional e estadual, UFSC, CooperAnchieta, Oestebio, MPA, Sintraf, Grupo Raízes Ecológicas, Prefeitura Municipal e outras entidades.

A professora Dra. Juliana Bernardi Ogliari, da UFSC, apresentou os fundamentos científicos levantados por pesquisas sobre o potencial da ‘Indicação Geográfica’ dos milhos crioulos da Região de Anchieta.

Por sua vez os especialistas da Epagri, Dr. Edson Silva e Dr. Léo Teobaldo Kroth explanaram sobre os conceitos de Indicação Geográfica (IG) e procedimento para registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é quem vai decidir pela concessão ou não da indicação. Ressaltaram, ainda, que a Indicação Geográfica (IG) é uma forma de valorização do produto de uma região ou território, cuja procedência adquiriu notoriedade em decorrência do modo de fazer, das características ambientais locais e outros fatores, como é o caso do milho crioulo na região de Anchieta.

Segundo o Prefeito Ivan José Canci, “A construção de um projeto de IG é um longo caminho a ser percorrido, mas que com unidade e compartilhamento de responsabilidades é possível de ter êxito”. Disse ainda, que “Anchieta é reconhecida pela conservação da agrobiodiversidade, sobretudo do milho crioulo, sendo que o projeto de IG poderá criar novas oportunidades de geração de renda com produtos ligados a produção local, bem como ampliará as potencialidades de desenvolvimento do turismo”.

Já o Vice-Prefeito e responsável pela Secretaria da Agricultura, Vilmar Piovezani, ressaltou que “o milho crioulo, seu modo de seleção e plantio, são um patrimônio dos agricultores, sendo preciso zelar por esse patrimônio que vem sendo passado de geração a geração”. Ao final, foi encaminhado que será feito um projeto para ser pleiteado a IG.