PREFEITURA INICIA A ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO IMOBILIÁRIO

A atualização do cadastro imobiliário é uma ação da Prefeitura de Anchieta que vai atualizar informações cadastrais de mais de mil imóveis e seus proprietários, em todo o perímetro urbano.

O trabalho será desenvolvido nos próximos 4 (quatro) meses por meio de visitas em todas as residências para proceder a medição dos terrenos e edificações, coleta de informações relativas ao imóvel e seu proprietário e registro fotográfico.

A Administração constatou a necessidade da atualização dada as prováveis inconsistências relativas a situação real do imóvel com as informações inseridas no sistema informatizado do cadastro imobiliário. A última atualização cadastral ocorreu em 2005 e desde então muitas mudanças aconteceram na situação dos imóveis. Ocorreu ampliações nas edificações, parcelamentos do solo, mudança de proprietário do imóvel que não foram inseridos no cadastro.

O município tem a obrigação legal de realizar a atualização periódica do cadastro de imóveis. Com ela a Prefeitura terá subsídios para melhor planejar serviços urbanos e infraestrutura. As informações também poderão ser utilizadas para fins de regularização fundiária – nos casos em que as pessoas não possuem escritura pública.

A Prefeitura planeja realizar o procedimento de atualização com a participação dos munícipes. A comissão nomeada para desenvolver a atualização do cadastro imobiliário efetuará visita nas residências e mediante acompanhamento dos proprietários desenvolverá a medição das edificações, também coletará informações para preenchimento do formulário e efetuará o registro fotográfico. Ao final das visitas, o Município publicará as informações relativas ao tamanho das edificações, as quais, se o proprietário considerar em desacordo poderá interpor recurso.

A comissão encarregada do trabalho vai se apresentar devidamente identificada, portando crachá. Em caso de dúvidas, maiores informações poderão ser obtidas junto a Prefeitura Municipal pessoalmente ou pelo telefone 3653 3200.

Nos casos em que a equipe não encontrar ninguém na residência, será deixado carta explicativa indicando que o proprietário faça contato com a Prefeitura comunicando o horário disponível para acompanhar o trabalho na sua residência.