CRAS proporciona encontro de fortalecimento de vínculos para idosos

O CRAS através de sua equipe técnica tem ofertado o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos  para idosos com o objetivo de desenvolver a sociabilidade das pessoas, estimular as vivências coletivas e o sentimento de pertencimento afim de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, e prevenir a segregação e o isolamento.  

 

         No dia 22 de setembro ocorreu o terceiro encontro onde foi realizada uma roda de conversa com a enfermeira do NASF Mariana que abordou o tema saúde do idoso, com ênfase em primeiros cuidados. Também foi realizada uma dinâmica com objetivo de refletir sobre como é importante pensar e agir com calma em diversas situações, focando no tema abordado.

 

“Os idosos foram bem participativos no grupo, compartilharam suas histórias,  vivências e dificuldades” destacou a assistente social do CRAS Kellin Dal Ri.

 

Nos próximos encontros do grupo está previsto a abordagem de temas como envelhecimento com dignidade, mantendo uma vida ativa e saudável com foco no processo de envelhecimento, perdas e ganhos advindos da idade de modo a produzir espaços para reflexão, debate e vivências que permitam desenvolver habilidades, com novas motivações e construção de um novo projeto de vida.

 

“Pretendemos realizar atividades com vistas a potencializar a capacidade de produção, de decisão e escolha, isso tudo valorizando experiências e fortalecendo a autoestima, identidade, liberdade e controle da própria vida buscando o fortalecimento da autonomia, independência e protagonismo social do idoso” informa a psicóloga do CRAS Fabiane Gusen Muller.