I SEMINÁRIO DA JUVENTUDE RURAL ACONTECEU EM ANCHIETA

Na tarde de quarta-feira (27), aconteceu o I Seminário da Juventude Rural. O evento foi organizado pela Administração Municipal, em parceria com a Epagri e Instituto Federal de Santa Catarina.

Representantes da sociedade civil, do poder público e entidades como: Sintraf, Cooper Anchieta e Oeste Bio, marcaram presença durante a abertura, bem como o vice-prefeito, Vilmar Piovezani, Jonas Rodrigo Ramon, Gerente Regional da Epagri e Diego Albino Martins, Diretor do IFSC.

Segundo vice-prefeito, Vilmar Piovezani, o Seminário é o primeiro passo para o desenvolvimento de políticas públicas para a juventude do município. Destacando a importância da participação da juventude para o desenvolvimento e para o aumento da qualidade na agricultura.

Jonas Rodrigo Ramon, Gerente Regional da Epagri, destacou a importância do evento e colou a Epagri como grande parceira no desenvolvimento de trabalhos junto a juventude rural anchietense, já o diretor do IFSC, Diego Albino Martins, parabenizou a inciativa da administração na realização do evento e enfatizou o fortalecimento de laços entre a instituição de ensino e as entidades para o desenvolvimento da juventude.

Durante a programação do Seminário, o Professor do IFSC, Rodrigo Kummer, palestrou sobre os desafios e as perspectivas da juventude rural do oeste catarinense e Adriano de Martini, vereador do município de Xanxerê, atuante na organização das juventudes, falou sobre Conselho Municipal de juventude.

O seminário contou também, com o depoimento do jovem agricultor, residente da Linha São Roque, Leonardo Pansera Bulegon, que colocou sua experiência na agricultura e também os desafios da sucessão familiar.

Ao final, os participantes realizaram trabalho em grupo, colocando para os demais, quais são os desafios dos jovens no campo, hoje, em Anchieta e ainda, puderam dar sugestões de ações e investimentos pelo setor público a juventude rural.

O Prefeito Ivan José Canci, encerrou o evento agradecendo a presença de todos e também à comunidade da Linha São Roque que cedeu o espaço para a realização do evento. Aduziu a importância do encontro para ouvir a juventude e em parceria com a Epagri e o IFSC desenvolver trabalhos de forma especifica.

O próximo seminário será para a juventude urbana, e se realizará no dia 14 de outubro, no antigo Cenec, às 13h30min.