Alunos do 5º ano viajam para a Argentina em intercâmbio interescolar

Setenta e três estudantes dos quintos anos, das escolas municipais CMEIF e Xavantes e cinco professores, embarcaram na quarta-feira (28), para realizarem uma experiência pedagógica diferente, na cidade de Posadas e San Ignacio Miní, na Argentina.

A professora Liliana Lenhartd, que ministra a disciplina de Espanhol nas escolas, coloca que a viagem a Posadas é um intercâmbio interescolar e intercultural, que acontece todos os anos.

“Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as ruínas jesuíticas de San Ignacio Miní, para melhor compreensão da história do Brasil, Argentina e Paraguai, que estão interligadas. Os alunos conheceram também, La Costanera, La Casa Rosadita, além de fazer intercâmbio com os alunos da Escola Felix de Azara n. 1, com atividades para integração entre os alunos.

Liliana comenta que durante a viagem, realizaram o plantio de uma árvore jabuticabeira, doada pelo Prefeito Ivan José Canci em La Constanera, onde há o marco do herói missioneiro, índio Andresito Guazurarí, que lutou para conquistar a independência da região, simbolizando a um ato de “amistad de dos pueblos”, Argentina e Brasil.

A viagem foi custeada pela Secretaria de Educação, mas com ajuda de várias pessoas, que contribuíram com ajuda financeira, além de produtos do município, que foram levados para país vizinho.

“Assim, levamos o que temos de melhor e maios bonito, para que nossos vizinhos Argentinos, conheçam um pouco de nosso município, da nossa cultura e de nosso jeito de viver.” Finaliza Liliana.