Parada desde agosto de 2016, obra do Novo Posto de Saúde é retomada

No último dia 14 de março, o Prefeito Ivan Canci, acompanhado do vice prefeito Vilmar Piovezani e do Secretário Municipal de Saúde Martinhos Scantamburlo, assinou a ordem de serviço, para a empresa vencedora do Procedimento Licitatório que teve como objeto a finalização da obra da nova Unidade Básica de Saúde.

A obra estava parada desde agosto de 2016. O Prefeito Ivan Canci, ao assumir a gestão do Município, procurou informações sobre os motivos da paralisação dos trabalhos. Ordenou ao setor de engenharia a realização de laudo técnico e nomeou comissão para analisar as informações obtidas no laudo técnico e confrontar com os pagamentos feitos, bem como verificar a documentação da obra e obter todas as informações do contrato firmado. Juntamente com toda a equipe o Prefeito se empenhou para que o Município pudesse utilizar os recursos provenientes do Ministério da Saúde para finalizar os trabalhos, pois os prazos estabelecidos pelo Ministério estavam se esgotando.

Para solucionar o problema, herdado da administração anterior, foi necessário rescindir o contrato com a empresa que estava executando a obra, após reiteradas notificações e tentativas, sem sucesso,  para que retomassem o trabalho de acordo com o que estava previsto no contrato.

Após a rescisão contratual o Município precisou justificar os motivos do atraso na execução da obra junto ao Ministério da Saúde, também foi necessário reuniões no Ministério da Saúde com a participação do Prefeito Ivan e articulação junto aos Deputados Federais, para que o Ministério autorizasse a prorrogação de prazo para conclusão da obra, autorizando assim o Município ainda utilizar o recurso.

Com a autorização para a utilização do recurso e a prorrogação de prazo para conclusão da obra, o setor de engenharia do Município dedicou esforços para a reprogramação da obra. Com a reprogramação será necessário investir recursos próprios para finalizar os trabalhos, recursos que poderiam ser investidos em outras áreas da saúde, se o cronograma de execução da obra tivesse transcorrido normalmente. O Município também vai investir recursos próprios na colocação do piso e de mármore nas janelas, previstos no projeto, mas que no processo licitatório anterior não haviam sido licitados.

A previsão é finalizar a obra até final do mês de junho de 2018, atendendo assim aos prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.