Relatório anual de gestão é apreciado e aprovado pelo Conselho Municipal de saúde

Na última terça feira (27), o Conselho Municipal de Saúde realizou sua reunião mensal para apreciar o Relatório Anual de Gestão do Sistema Único de Saúde no Município de Anchieta do período de janeiro a dezembro de 2017.

O relatório anual de gestão compila as informações da gestão do Sistema Único no Município, com dados sobre o atendimento da população, incidência de doenças, estrutura para atendimento e os investimentos financeiros na área da Saúde.

As informações obtidas no relatório revelam o elevado investimento financeiro com recursos próprios na política de saúde. No ano de 2017, o Município aplicou 27,21% das receitas próprias em saúde quando a exigência  constitucional é de 15%. Este dado revela a preocupação do governo municipal em atender a população na área da saúde.

Para o ano de 2018, conforme Plano Municipal de Saúde, o objetivo é dar continuidade ao atendimento dos usuários do sistema e ampliar o trabalho por meio de práticas integrativas e complementares. Com isso planeja-se envolver diversos atores sociais locais, mobilizando esforços para diminuir as incidências de doença no município.

Outros assuntos também estiveram na pauta dos conselheiros: a retomada das obras da nova Unidade Básica de Saúde e a aprovação de 193 tipos de medicamentos que serão disponibilizados na Unidade de Pronto Atendimento.

O prefeito Ivan participou da reunião e na oportunidade parabenizou e agradeceu os/as Conselheiros/as pelo importante papel que desenvolvem na condução da política de saúde no Município de Anchieta.