APAES DO EXTREMO OESTE REALIZARAM APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA PREVENIR

Na data do dia 12 de novembro, as APAES da Regional Extremo Oeste, se reuniram em Anchieta para apresentar as ações de prevenção desenvolvidas nas áreas da saúde, educação e assistência social, realizadas durante o ano de 2018, para disputar prêmio regional e estadual do Programa de Prevenção às Deficiências.

Durante o encontro as APAES de Anchieta, Maravilha, Iraceminha, Romelândia, Campo Erê, Palma Sola, Guarujá do Sul, São José do Cedro e Guaraciaba, apresentaram os trabalhos de prevenção desenvolvidos pelos professores, colaboradores, profissional do SUS e demais colaboradores, para concorrer a disputa, dentre estas as APAES Anchieta, Guarujá do Sul, Palma Sola e São José do Cedro, tinham os critérios mínimos para concorrer, as demais optaram somente pela apresentação das ações desenvolvidas.

As APAES participantes concorrem também por ações de inovação e iniciativa na área de prevenção e a APAE destaque foi a de Iraceminha.

A comissão avaliadora formada por representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, seguiram os critérios do regulamento sugerido pela Federação Estadual e realizaram a escolha das melhores ações desenvolvidas pelas APAES. Sendo que a Apae com mais ações desenvolvidas durante o ano  foi a APAE de Palma Sola, ficando, assim, em 1º lugar; o 2º lugar ficou com a APAE de São José do Cedro, 3º lugar com APAE de Anchieta e 4º Lugar a APAE de Guarujá do Sul.

Segundo Vera Lucia Schmitz Junges, Coordenadora Regional do Programa Prevenir, as APAE com as melhores ações e destaque, disputarão ao prêmio estadual em Florianópolis, no dia 28 de novembro, dentre 18 regionais. Vera coloca que o encontro foi importante para divulgação das ações, bem como avaliação do que é necessário melhorar e incentivar o desenvolvimento de novas ações de prevenção em cada município.