ANCHIETA REALIZOU 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde promoveram, na tarde de quarta-feira, 27, a 6ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento.

A atividade reuniu profissionais da saúde, representantes do governo municipal e dos usuários do Sistema Único de Saúde que juntos apontaram sugestões e propostas para fortalecer o Sistema Único de Saúde no Município, no Estado e no País.

As propostas aprovadas contemplaram três eixos centrais do SUS: Saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e financiamento adequado e suficiente para o SUS.

A plenária da Conferência também aprovou duas moções, a primeira solicita a revogação da Emenda Constitucional que estabeleceu o teto de gastos, limitando os gastos em saúde por 20 anos e a reprovação da proposta de emenda constitucional que quer desvincular a aplicação dos recursos em saúde das receitas da União; a segunda repudia a liberação de registros de agrotóxicos de alta toxidade pelo Ministério da Agricultura.

Os participantes da Conferência também elegeram os delegados que representarão o Município de Anchieta na Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer no próximo mês de junho. Os delegados eleitos como titulares foram Analine Piccoli Meotti, Daniela Vidori, Valdeci Cella e Janaina Dias; e os suplentes Kelin Langui e Aldomar Moscon.