CONSELHO MUNICIPAL DISCUTE AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE

A pauta da reunião do Conselho Municipal de Saúde, ocorrida na terça-feira, 09/04, foi repleta de assuntos importantes.

Inicialmente os conselheiros analisaram e aprovaram o relatório final da 6ª Conferência Municipal de Saúde realizada no dia 27 de março de 2019; em sequência aprovaram a moção que reivindica a revogação da Emenda Constitucional 95 que congelou os investimentos na área da educação e saúde por 20 anos no Brasil e também solicita a reprovação da proposta que quer desvincular o percentual de investimento em saúde das receitas da União, conhecida como DRU; também aprovaram a moção que repudia a liberação do registro de 89 tipos de agrotóxicos no Brasil, nos últimos meses, os quais contêm substâncias extremamente tóxicas e causadoras de vários problemas de saúde.

Os conselheiros de saúde também analisaram e aprovaram o relatório anual de gestão referente a 2018 e o SISPACTO 2019.

O Conselho Municipal de Saúde é um conselho bastante ativo, suas reuniões acontecem uma vez ao mês, na sala do NASF e são abertas a participação da comunidade.