ESCOLAS INFANTIS DE ANCHIETA REALIZAM ATIVIDADES ENFATIZANDO O DIREITO À EXPERIÊNCIA

O planejamento das atividades a serem realizados nas turmas de educação infantil em Anchieta, enfatizou o direito à experiência das crianças. Conforme previsto nos documentos curriculares municipais, organizados em campos de experiência.

No início do ano letivo, quando da elaboração do projeto de trabalho nas escolas infantis, a temática escolhida foi “o direito à experiência”. Porque, quanto mais variadas e ricas forem as experiências que as crianças vivem, mais elas terão acesso ao mundo cultural, social e natural – fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem.

Dessa forma, muitas atividades foram planejadas pelos professores para serem realizadas com as turmas, dentre elas, a da “Maricota sem dona”. Esta atividade surgiu a partir da história infantil, que relata a vida de uma boneca que ninguém queria. Com essa história, que trabalha as temáticas de aceitação, diferenças e cuidado com o(a) outro(a), as professoras enviam para as famílias uma boneca sem roupa, a qual deve ser cuidada e vestida pela família.

Cada família deve fotografar ou desenhar e escrever as experiências vividas pela família com a boneca, a qual é socializada com a turma. Com isso a professora desenvolve conceitos da leitura, escrita, diálogo e outros conceitos relacionados à linguagem.

Esse trabalho tem sido muito rico em experiências para as turmas, que tem ampliado muito o conhecimento a partir dele. Cada criança espera ansiosa pela sua oportunidade de vivenciar momentos com a Maricota em sua casa.