SAÚDE DOS OLHOS: CAMPANHA DE AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE TRACOMA FOI DESENVOLVIDA EM ANCHIETA

A secretaria Municipal de Saúde encerrou na sexta-feira, dia 23 de agosto, roteiro de visita nas escolas para avaliação ocular de crianças com idade entre 5 a 9 anos.

A avaliação foi realizada pela Enfermeira Patrícia, responsável pelo programa de TRACOMA no município e Andréia Lopes, Enfermeira da Gerencia Regional de Saúde de São Miguel do Oeste. A adesão ao programa é de caráter obrigatório e segue orientações da Secretaria Estadual de Saúde.

O Tracoma caracteriza-se por doença inflamatória, bacteriana e transmissível, que atinge a mucosa ocular, causando lacrimejamento, sensação de ardência, coceira e comprometimento da visão. É uma doença nos olhos que atinge principalmente as crianças e que se não tratada corretamente pode prejudicar a visão e até causar cegueira.

A enfermeira Patrícia informou que algumas crianças tiveram o diagnóstico positivo para a doença, neste casos as crianças receberam orientações e seus pais devem procurar a Unidade de Saúde para tratamento.