CAPACITAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde participaram de uma capacitação sobre a campanha Setembro Amarelo, promovida pelo Centro de Atenção Psicosocial – CAPS, no município de Campo Erê, no dia 19 de setembro.

 

Segundo a psicóloga da Secretaria de Saúde, Kaline Marcon, a palestra ministrada pelo psicólogo Abel Petter, abordou a importância de falar sobre a prevenção do suicídio, das medidas preventivas, como a educação, de perder o medo de falar sobre o assunto, caminhar para quebrar os tabus e compartilhar informações, esclarecendo, conscientizando e estimulando o diálogo.

 

A profissional destacou ainda que as campanhas, a exemplo do Setembro Amarelo, contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar a realidade. Informou que dados da Organização Mundial da Saúde indicam que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. “Este dados revelam a importância da prevenção com ajuda e atenção adequada. O suicídio é um ato de comunicação, quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável. Não é uma fraqueza ou falta de Deus, é um grito por ajuda”, enfatizou a profissional.

 

A campanha Setembro Amarelo ocorre todos os anos, sempre no mês de setembro. No entanto, falar sobre a prevenção do suicídio é fundamental todos os dias.