FUMACÊ CONTRA A DENGUE FOI REALIZADO EM ANCHIETA

Devido a confirmação de dois casos de dengue no município de Anchieta, na data de ontem (20/03), foi realizado o fumacê em algumas ruas da cidade, próximas aos locais de trabalho e residência dos casos confirmados.

O fumacê é uma pulverização de inseticida contra o Aedes aegypti e foi realizado pela DIVE -Diretoria de Vigilância Epidemiologia, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina e foi acompanhado pelos agentes de combate a endemias do município, pelo coordenador municipal do programa da dengue e Secretário Municipal de Saúde.

Segundo o Secretário de Saúde, Martinhos Scantamburlo, “A aplicação do inseticida somente mata os mosquitos adultos, não acaba com os criadouros, por isso é importante que a população, principalmente nos locais onde foi realizada a pulverização, faça uma varredura completa nos imóveis, para remover qualquer deposito com larva, para diminuir a incidência do vetor nessas localidades”.

CONFIRA ABAIXO FORMAS DE PREVENÇÃO:

O que fazer?

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

• Mantenha lixeiras tampadas;

• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

• Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.

• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

• Mantenha ralos fechados e desentupidos;

• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

• Retire a água acumulada em lajes;

• Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;

• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

• Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

—- Todos contra a dengue —-