O MUNICÍPIO DE ANCHIETA PARTICIPOU, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, DA CAMPANHA NACIONAL DE AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE TRACOMA

A secretaria Municipal de Saúde, realizou, no início do mês de março, o roteiro de visita as escolas para avaliação ocular de crianças com idade entre 5 a 9 anos.

A avaliação teve como objetivo o diagnóstico de Tracoma em escolares nesta faixa etária e foi realizada pela enfermeira Patrícia, responsável pelo programa de TRACOMA no município e enfermeiras da Supervisão Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, Larissa e Alini.

A campanha contou com auxílio dos demais profissionais da secretaria e também com colaboração de professores(as) e diretores(as) das escolas. A adesão ao programa é de caráter obrigatório e segue orientações da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

Foram avaliados 443 alunos, onde 44 tiveram diagnóstico positivo para a doença, com taxa de 9,9% de prevalência.

O Tracoma caracteriza-se por doença inflamatória, bacteriana e transmissível, que atinge a mucosa ocular, causando lacrimejamento, sensação de ardência, coceira e comprometimento da visão.

Os alunos com diagnóstico positivo receberam orientações e os pais devem procurar a unidade de saúde para receber tratamento.