RELATÓRIO DA BARREIRA SANITÁRIA REALIZADA EM ANCHIETA PARA COMBATE À COVID-19

Entre os dias 08 a 12 de abril de 2020, o Município de Anchieta, através da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, realizou Barreira Sanitária com objetivo de combater à Covid-19, nos dias que antecederam ao feriado da Páscoa.

Durante a Barreira forma entrevistadas 225 pessoas, vindas de outras localidades do estado e do país que adentraram no município. Citamos alguns estados e cidades da origem: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, e litoral catarinense, e cidades de: São Paulo – SP, Foz do Iguaçu -PR, Porto Alegre – RS, Joinville – SC e diversas cidades do oeste e extremo oeste catarinense.

Das pessoas entrevistas foram coletados dados, como: local de origem, motivo do deslocamento, tempo de estadia no município, se teve contato com pessoas infectadas pelo Covid-19, se apresentava algum sintoma, como: perda de paladar ou olfato, febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, falta de ar e outros sintomas relacionados ao novo Coronavírus. No momento também foram repassadas informações aos entrevistas via whatsapp, sobre as formas de prevenção e cuidado para evitar o contagio.

Guilherme Flach, Coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, desta: “Concluo que está barreira sanitária foi de extrema importância para a prevenção da saúde da população do município bem como para os visitantes neste período de feriado. Muitos foram os visitantes vindo de locais com maior potencial risco de contaminação, por isso as orientações e a prevenção são as melhor maneira de nos proteger desse inimigo invisível e com poder destrutivo sem precedentes. Gostaria de agradecer imensamente ao setor de Enfermagem Municipal, Corpo de Bombeiros, em especial aos Bombeiros Comunitários de nosso município pelo apoio e dedicação durante a realização da barreira sanitária a Policia Militar pelo apoio operacional prestado e a todos que contribuíram para o sucesso dessa ação.”