ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E CÂMARA DE VEREADORES BUSCAM SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA O ENFRENTAMENTO À FALTA DE ÁGUA NA CIDADE

A décadas, a cidade de Anchieta tem sofrido com a falta de água em períodos de estiagem, sendo que a concessão para o abastecimento com a Casan, está em vigor desde 1972, indo até o ano de 2032.  O Rio Primeiro de Janeiro, do qual é captada a água para a cidade, em épocas de estiagem, não tem vazão suficiente para suprir a necessidade de abastecimento. A água das nascentes fica retida nos muitos açudes existentes, que com a gentileza dos proprietários têm sido cedidos para suprir a captação de água para a cidade.

De acordo com o relatório de fiscalização, realizado no dia 5 de abril de 2018, pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), que fiscalizou o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município de Anchieta, existem inúmeras problemas de condições de prestação de serviço, instrumentos, instalação, existência de vazamentos aparentes e inadequadas conservações. Além do principal, a quantidade insuficiente de água nos períodos de estiagem.

Depois de várias reuniões, ofícios, viagem a Florianópolis e Chapecó  e contatos telefônicos para a presidente estadual da Casan   o Superintendente regional, sem muitos resultados, mais uma vez na segunda-feira, dia 03 de maio foi realizada reunião on-line entre a presidente da Casan Roberta Maas dos Anjos, Daniel Scharf – superintendente regional, Prefeito Ivan José Canci, Presidente do Legislativo Claudete e Vereadora Carla Tremarin.

Na reunião do dia 03/05, as lideranças do município de Anchieta pressionaram pela resolução da dificuldade de abastecimento da água na cidade com a aquisição ou arrendamento de açudes na bacia de captação do Rio Primeiro de Janeiro ou estudo e mudança de captação da água para outro rio com maior vazão de água.

A Casan, por outro lado, informou que já possui contratação de caminhões pipas para transporte de água tratada,  caso houver necessidade; informou também, que já possui acordo com proprietário de açude da Linha Gaúcha para utilização da água do açude e pagamento pela água para o momento atual e mediante trabalho de topografia, já contratado pela Casan, aluguel definitivo de açude na Linha Gaúcha ou outro para permanecer disponível para abastecimento da Casan.

Neste momento, serão aguardadas – com cobranças constantes por parte do Município e Legislativo, as ações propostas pela Casan, do contrário serão tomadas outras medidas com base no Aditivo n. 01 ao Convênio de Concessão n. 008/72, que rege a concessão entre a Casan e o município de Anchieta.