APAE E CAESP DE ANCHIETA REALIZARAM ATIVIDADES NA SEMANA DA AUTODEFENSORIA

Entre os dias 12 a 16 de julho, a APAE e o CAESP de Anchieta, promoveram atividades alusivas a Semana da Autodefensoria.

 

Segundo a professora Ana Prevedello, coordenadora local das ações, a Semana da Autodefensoria é um programa existente em todas as APAES do Brasil, que ocorre na segunda semana do mês de julho e que tem como objetivos contribuir para a autonomia e o bom desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla junto a sua realidade, e, capacitar os alunos com deficiência intelectual e múltipla para externarem o que pensam, tomando suas próprias decisões e fazendo escolha sobre os aspectos importantes de suas vidas.

 

A professora informou ainda que por meio do programa as APAES são incentivadas a realizar a escolha dos alunos autodefensores pelo período de dois anos. São eles que representam os demais colegas tanto no espaço educacional especializado como nos espaços sociais, sendo os porta-vozes na Instituição, junto a diretoria da APAE e na sociedade. Os alunos autodefensores de Anchieta atualmente são: Marinalda Klein, Edson José Mocelin, Claudemir Flores e Teresinha Maria Goffi.

 

Neste ano, foram promovidas atividades lúdicas, divertidas e informativas com os alunos do CAESP de Anchieta na Semana da Autodefensoria. Também aconteceu o encontro dos autodefensores da região extremo oeste. A APAE no seu perfil no facebook também publicou vídeos informativos com a trajetória dos alunos autodefensores de Anchieta e a história da vida da aluna autodefensora Marinalda Klein.