Meio ambiente e sociedade foi tema de seminário em Anchieta

Publicado em 02/07/2019 às 11:06 - Atualizado em 04/07/2019 às 13:08

O Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019, que aconteceu na última sexta-feira (28), tratou de debates sobre o desenvolvimento da região de maneira sustentável. O evento foi promovido pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em parceria com a Escola do Legislativo e Município de Anchieta.

O evento aconteceu durante todo o dia, no Centro dos Idosos e teve como abertura, apresentação dos estudantes terceiro, quarto e quinto anos do CMEIF, com a mística: os quatro elementos da natureza.

A primeira palestra, Ciclo da Água, Aquíferos, Energia e Gás de Xisto, foi ministrada pelo Dr. Luciano Augusto Henning, do Projeto Rede Guarani/Serra Geral. A segunda palestra, Energia e Desastres Ambientais, teve a participação do professor Dr. Marcos Aurélio Espíndola, e tratou da relação entre o modelo de geração de energia no País e as consequências ambientais e sociais para as populações.

Durante a tarde aconteceu a conferência Energias Renováveis e tecnologias sociais, com o professor Dr. Marcio Antonio Nogueira Andrade, que coloca no foco o desenvolvimento de formas alternativas de geração de energia e sua interação com a sociedade.

Também, durante o evento foram apresentados projetos locais voltados a proteção e cuidado com o meio ambiente, sendo dois projetos da Prefeitura de Anchieta denominados Prefeitura Ecológica e Água para os bisnetos e a experiência do grupo Raízes Ecológicas, composto por agricultores familiares de Anchieta com selo de certificação orgânica.