GOVERNO DE ANCHIETA INAUGUROU PONTE SOBRE O RIO ARAÇÁ, NA LINHA APARECIDA

Publicado em 08/07/2019 às 13:01 - Atualizado em 09/07/2019 às 07:54

Créditos: Camila Baronio Baixar Imagem

No sábado, 06 de julho, pela manhã, o Governo de Anchieta inaugurou a ponte sobre o Rio Araçá, na Linha Aparecida.

O investimento na obra totalizou R$ 177 mil reais, obtidos pelo Município em 2018, no Ministério de Desenvolvimento Regional, junto a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, após o reconhecimento da situação de emergência, em razão da enxurrada ocorrida em 20 de março de 2018, que destruiu completamente a ponte na localidade.

A ponte inaugurada compreende uma estrutura de concreto de 75m², sendo 15 metros de comprimento, 05 metros de largura e 5,15 metros de altura. O valor investido além da mão de obra e do material para a execução do empreendimento, compreendeu estudos técnicos de solo, hidrológico, elaboração de projetos técnicos e de engenharia.

Sidinei da Costa, morador da comunidade, agradeceu o empenho da Administração Municipal para solucionar o problema, afirmou que há muitos anos ele e várias famílias aguardavam uma solução definitiva.

“Eu cresci ouvindo o meu pai dizendo, quando que vamos solucionar o problema lá do Rio, se passou 40 anos nessa busca, esperamos que essa seja a solução, agradecemos o empenho da Administração Municipal.”

O coordenador regional da Defesa Civil, Fabiano Galeazzi, esteve na inauguração, ressaltou a  atuação da Defesa Civil junto aos Municípios de Santa Catarina em ações de prevenção de desastres, atendimento e restabelecimento da normalidade dos locais atingidos por intempéries e nesta conquista para a comunidade anchietense.

“A defesa civil de Santa Catarina sente-se honrada por ter junto com o Município de Anchieta atuado no plano de trabalho, desdobramento da análise técnica até a aprovação do plano de trabalho, o acompanhamento de tratativas junto a Defesa Civil Nacional e a prestação de contas dessa obra, continuaremos sempre atuando ao lado de todos os municípios de Santa Catarina.”

O Vice-Prefeito, Vilmar Piovezani, coordenador da Defesa Civil municipal, falou da atuação do Governo junto às comunidades, oportunizando a participação e buscando atender as reivindicações, também agradeceu a atuação da coordenadoria municipal da Defesa Civil na conquista.

Nós tivemos no dia 20 de março, uma tempestade de água que levou a um intenso trabalho de atendimento à população e de levantamento de informações dos danos causados para decretarmos situação de emergência. O reconhecimento da situação de emergência nos levou a elaborar projetos, buscar recursos para o município e essa é uma obra que conseguimos. Foi uma batalha muito grande, mas com atitude, com empenho, nós conseguimos.”

O Deputado Pedro Baldissera que também participou do ato manifestou sua alegria em prestigiar a inauguração de uma obra esperada há muitos anos pela comunidade.

“Mais da metade da vida do município a expectativa de uma obra que julgo extremamente importante. A ponte tem um simbologia muito forte, ela liga extremos de uma lado ao outro, Através dela se dá a relação entre as pessoas e entre as extremidades. A ponte é uma simbologia da união, da aproximação, onde se estabelece laços e essa ponte tenho certeza que vai contribuir muito pra isso”

O Prefeito Ivan agradeceu todos os envolvidos na conquista, afirmou que a obra tem uma importância social muito grande, lembrou que muitas famílias precisam utilizar a ponte para transportar a produção agrícola, ter acesso aos serviços públicos e tudo ficava prejudicado quando ocorriam fortes chuvas.

“A gente lutou muito para esta conquista, nós transformamos uma crise momentânea gerada pela enchente em uma oportunidade de fazer algo definitivo. Essa ponte foi muito bem construída, muito bem fiscalizada e servirá a comunidade por muitos anos.”

Participaram da inauguração secretários e secretárias municipais, vereadores municipais, moradores da Linha Aparecida e de outras comunidades de Anchieta.

Após o ato de inauguração da ponte, a comunidade de Aparecida serviu um almoço no salão comunitário aos participantes.