Novo programa garantirá cerca de 50 mil refeições por ano para escolas municipais e ações de assistência social em Anchieta (SC)

Além de promover educação ambiental e nutricional, cooperação entre Alimentação Consciente Brasil, Humane Society International e prefeitura garantirá mais verduras, legumes, grãos e frutas no prato para mais de 600 estudantes e pessoas atendidas pelo município

ANCHIETA-SC (28 de março de 2022) – O município de Anchieta lançou o programa Anchieta Sustentável nas escolas municipais e iniciativas de assistência social, em colaboração com as organizações Humane Society International (HSI) e Mercy for Animals, por meio do programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), com o objetivo de contribuir com a saúde pública e a preservação do meio ambiente. A iniciativa impactará cerca de 50 mil refeições por ano na rede, fornecendo novas, saborosas e saudáveis opções no cardápio de mais de 600 estudantes e pessoas atendidas pelo município, que terão mais verduras, legumes, grãos e frutas em seus pratos.

A parceria irá substituir 20% de ingredientes de origem animal por vegetais, o que equivale ao cardápio de um dia da semana, mas que também pode ser referente a refeições alternadas ao longo da semana.  As receitas foram desenvolvidas de acordo com as necessidades das instituições e a aceitação dos estudantes e pessoas atendidas pelo município, considerando também a cultura alimentar da região, a infraestrutura das cozinhas e as resoluções que as instituições devem seguir, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

As instituições participantes são incentivadas a preparar refeições apenas com ingredientes in natura e provenientes de formas de produção mais justas, como a agricultura familiar. As novas receitas desenvolvidas para Anchieta são nutritivas e saborosas e incluem hambúrguer de feijão, biscoito de aveia com banana e strogonoff de legumes.

“Fazendo essa inclusão no cardápio de instituições que servem refeições em larga escala, como escolas e restaurantes populares, conseguimos contribuir significativamente para uma mudança sistêmica na cultura alimentar, além de influenciar uma mudança individual de consumo para quem tem poder de escolha sobre sua alimentação”, diz Alice Martins, gerente de Políticas Alimentares do ACB.

As frentes de atuação em políticas alimentares do ACB e da HSI foram criadas para atender às demandas e necessidades de instituições públicas que servem refeições em larga escala. Sem custos para a instituição parceira, essas organizações oferecem o suporte de um time de nutricionistas, chefs e profissionais especializados, com uma consultoria completa para implantação, que inclui: desenvolvimento de cardápio, treinamentos teóricos em educação nutricional e ambiental e treinamentos práticos em alimentação à base de vegetais direcionados para nutricionistas, equipes pedagógicas e de cozinha. Além disso, todas as pessoas envolvidas no processo de implantação do programa recebem materiais de suporte de educação nutricional e ambiental impressos e virtuais para apoiar uma implementação de sucesso, que é acompanhada continuamente.

“O objetivo é viabilizar a inclusão de uma variedade maior de alimentos vegetais, como frutas, verduras, legumes e cereais, que devem ser a base de uma alimentação saudável, de acordo com as recomendações das principais autoridades nacionais e mundiais no assunto, como o Ministério da Saúde, através de seu Guia Alimentar para a População Brasileira, e a Organização Mundial da Saúde.”, diz Thayana Oliveira, Gerente de Políticas Alimentares da HSI.

Além disso, o compromisso ajudará Anchieta a alcançar cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Após um ano de parceria, Anchieta também receberá o Selo Internacional de Liderança em Saúde e Sustentabilidade, reconhecendo sua liderança e comprometimento em avançar e mitigar questões climáticas por meio de uma alimentação saudável e sustentável.

“Essa ação em conjunto, vai viabilizar para os alunos da rede municipal do município de Anchieta uma alimentação mais saudável, possibilitando a criação de novos hábitos alimentares, além de melhorar a qualidade de vida da população pois, os alunos se preocupam com o meio ambiente e espalham esse conhecimento as famílias, gerando assim a disseminação da sustentabilidade a todo o município. ”, diz Aline de Giacometti, nutricionista do município de Anchieta

Segundo estimativas da metodologia científica do ACB e HSI para o impacto ambiental, anualmente, a parceria contribuirá para que cerca de:

– 85 toneladas de soja deixem de ser destinadas para pecuária, o suficiente para alimentar cerca de 1 mil adultos por 1 ano;

– 30 hectares de florestas sejam preservados, o equivalente a 28 campos de futebol;

– Meio milhão de litros de água sejam economizados, o equivalente a cerca de 3 mil banhos de 15 minutos;

– 100 toneladas de CO2 não sejam emitidas, o equivalente a cerca de 1 milhão de km não rodados de carro.

Para saber mais sobre o ACB e a HSI e conhecer os recursos oferecidos gratuitamente para as instituições públicas, acesse alimentacaoconsciente.org e carnesdaterra.org.