SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVEU REUNIÕES COM CONSELHOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, CRIANÇA E ADOLESCENTE E IDOSO

Antes de realizar as reuniões, a Secretaria de Assistência Social se dedicou na atualização dos Conselhos, solicitando para as entidades sociais, trabalhadores da assistência, população atendida e secretarias de Governo a indicação de novos membros para compor os respectivos conselhos em virtude do encerramento do mandato dos anteriores.

O novo Conselho de Assistência Social tomou posse no dia 05 de abril, e, nos dois encontros que já realizou até o momento fez a análise e aprovação das contas do Fundo Municipal de Assistência Social do exercício 2020, também analisou e aprovou a prestação de contas dos recursos repassados pelo Fundo Estadual de Assistência Social nos anos de 2019 e 2020 e aprovou o plano de trabalho para investimentos na política de assistência social com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social em 2021.

Já o Conselho da Criança e Adolescente tomou posse no dia 19 de abril.  Na sua primeira reunião dialogou sobre a realização da campanha de combate a exploração sexual de crianças e adolescente a realizar-se no dia 18 de maio, sobre a necessidade de atualizar o plano de atendimento sócio educativo, também analisou e aprovou as contas do Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FIA referente ao exercício 2020. A reunião teve a participação da Promotora de Justiça da Comarca Aline Restell Trennhepol que reforçou a importância do papel do Conselho na gestão dos recursos do FIA e da política municipal de atendimento à crianças e adolescentes.

O Conselho do Idoso realizou sua reunião no dia 22 de abril onde decidiu sobre o percentual de participação no custeio de vaga para os casos dos idosos que estão em Instituições de Longa Permanência, sendo definido o percentual de 70% do valor do benefício previdenciário ou assistencial.

Os três conselhos municipais elegeram suas diretorias, sendo eleita como Presidenta do Conselho de Assistência Social a senhora Ivone Teresinha Mustifaga Sampaio, como Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente a senhora Juliana Presotto e Presidente do Conselho do Idoso a senhora Leocádia Arenhardt.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Fernanda Cristina Segalin, as reuniões foram muito proveitosas. Ressaltou que os Conselhos são espaços importantes de participação do povo na gestão pública, ajudam no planejamento das atividades, na fiscalização da aplicação dos recursos, na articulação da sociedade para a execução de ações e projetos ao público atendido na Assistência Social.