Secretaria de Saúde Realiza Cirurgias de Cataratas e Pterígio

A Prefeitura de Anchieta por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, realizou nesta semana o mutirão de cirurgias de catarata e pterígio no Hospital de Iporã do Oeste.

A catarata é uma doença que causa a perda parcial ou total da visão. Algumas pessoas ficam com a visão turva ou embaçada, diminuindo a visão noturna e causando hipersensibilidade à luz. A cirurgia de catarata é extremamente importante para que a pessoa acometida com essa doença, recupere a visão e tenha melhor qualidade de vida.

O pterígio é uma lesão benigna causado pelo crescimento da conjuntiva (o tecido que reveste a parte interna do olho) na área exposta do olho, do canto nasal do olho em direção à córnea. Os sintomas clínicos podem ser vermelhidão no olho, sensação de corpo estranho, dor, irritação, sensação de que algo está arranhando o olho. Já as complicações mais comuns são distorção visual porque o tecido atingiu a córnea, redução da acuidade visual e até acidentes domésticos devido à cobertura do eixo visual.

Os moradores do município contemplados com a cirurgia fazem parte da fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, foram realizadas 16 cirurgias.