Mais de 100 projetos de habitação são encaminhados em Anchieta

Em Anchieta, 106 projetos da habitação, entre casas novas e reformas já estão em fase de redação de contratos. A informação foi repassada pelo secretário de Desenvolvimento Local, Nelson Duarte. Segundo o secretário, o projeto teve início em maio deste ano, quando a administração municipal firmou uma parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) Pelo acordo com a Fetaesc, serão disponibilizados recursos para habitação aos beneficiários do Programa Nacional de Habitação Rural, que irá abranger famílias com renda até R$ 15 mil por ano. Na área urbana, recursos de R$ 49.000 mil irão para as famílias com renda familiar mensal bruta de R$ 1.600 mil. Para a construção de casas novas, os interessados deverão possuir terreno próprio e terão um período de dez anos para devolver cinco por cento do valor total financiado. Após iniciado o programa e feita a entrega da documentação que formalizou o enquadramento nas exigências legais, os beneficiários receberam a visita de um técnico para comprovação das informações. Os mutuários foram então reunidos em grupos e assinatura dos contratos dará início ao prazo para início das obras. Duarte informa que o programa de habitação continua em Anchieta por isso, solicita aos interessados que procurem o Setor Social do município para encaminhar a documentação e aguardar a formação de novos grupos. O secretário diz ainda que o município fará uma parceria com o governo estadual e o Poder Judiciário para resolver a questão da regularização de terrenos, que impediu que grande parte dos interessados pudessem acessar os recursos do programa. O  prefeito Ari Prestes acompanhou o secretário na entrega da documentação para redação dos contratos.