Treinamento aborda a prevenção e o tratamento do alcoolismo pela saúde pública

Profissionais da Saúde, Setor Social, Conselho Tutelar e Educação participaram, na manhã desta quinta feira, dia 19, de um treinamento promovido pela secretaria de Saúde de Anchieta. O evento faz parte de um projeto de educação e aperfeiçoamento continuado dirigido a estes profissionais, implementado pela secretaria de Saúde em parceria com a administração Municipal. O tema debatido no encontro de hoje foi a abordagem e o enfrentamento do alcoolismo na saúde pública e a palestrante foi a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial de Dionísio Cerqueira, Odaiz Machado. Durante sua explanação, a psicóloga falou sobre as doenças mentais e seus tratamentos no decorrer da história e também sobre os tabus e preconceitos que cercam tanto os transtornos psiquiátricos quanto a dependência química. Em sua palestra, Odaiz também traçou um panorama das técnicas e tratamentos utilizados, desde a antiguidade até os dias de hoje, no combate às doenças mentais.

Sobre o alcoolismo, a profissional explicou que são inúmeros os fatores que podem levar à dependência no entanto, os mais frequentes são questões culturais ligadas ao hábito da bebida, insatisfação e falta de perspectivas na vida pessoal e depressão. O cotidiano estressante e muitas vezes, violento, também contribuem para que o indivíduo busque alívio em substâncias que alterem a consciência e levem a uma fuga da realidade, desencadeando a dependência química. De acordo com a psicóloga, na saúde pública, além das ações preventivas e educativas, quando há necessidade de tratamento, deve-se buscar a integração do alcoolista na sociedade e a participação efetiva dos familiares neste processo. A estruturação da rede de atenção básica, com a atuação de uma equipe multidisciplinar, bem como a manutenção de centros de convivência, grupos de apoio e oficinas terapêuticas também são primordiais para que o município obtenha os melhores resultados, proporcionando o amparo e a proteção de que o dependente necessita. “O município que envolve todos os setores e trabalha em sintonia, produz melhores e mais amplos resultados”, define. Participaram do treinamento, além de aproximadamente 50 profissionais ligados a área da saúde, a secretária da Saúde, Roseli Canci Sagaz e o prefeito Ari Prestes.