Programa para Saúde Bucal do município desenvolve ações educativas e preventivas

Coordenado pelo dentista João Aldo Kaminski, o programa atua também na área da prevenção e conta com dois odontólogos e duas técnicas em saúde bucal que, além do atendimento na Unidade de Saúde, promovem palestras nas escolas e grupos de gestantes. O atendimento da Saúde Bucal oferecido na unidade disponibiliza nove fichas por turno, sendo seis agendadas e três para demanda livre e emergências. Além disso, oferece também atendimento noturno para as pessoas que trabalham durante o dia, todas as segundas feiras, a partir das 18 horas com agendamento. A unidade de saúde desenvolve também o programa de próteses dentárias. Neste caso, o paciente é avaliado pela equipe que realiza os procedimentos necessários e é encaminhado a uma lista de espera. Tanto o tratamento quanto a prótese não tem custos para o paciente e segundo dados da secretaria da Saúde, desde o início do programa em abril deste ano, já foram entregues 96 próteses. A equipe de Saúde Bucal mantém consultórios no Colégio POPS, onde os atendimentos são realizados na Escola Padre Reinaldo Stein, na comunidade rural de Linha Prateleira. Nesta última, a creche também é atendida. A equipe desenvolve também um trabalho preventivo nas escolas do município, com palestras sobre a escovação, os bons hábitos de higiene e uso do fio dental. As turmas são divididas por faixa etária e o dentista fala sobre a importância dos cuidados com saúde da boca, doenças bucais e ainda outras doenças do corpo relacionadas com a saúde bucal. Para tornar a experiência mais interessante, são utilizados recursos como modelos em tamanho maior que o natural e vídeos.

Gestantes recebem atenção especial

O grupo de gestantes do município também é acompanhado pelos dentistas da Unidade. Durante os encontros do grupo, a equipe promove palestras e momentos de orientação e esclarecimento de dúvidas. Os médicos e enfermeiros também participam do programa encaminhando as gestantes para consultas com o dentista durante o pré-natal. Um dos objetivos da atenção às mulheres grávidas é o de desfazer o mito de que a gestante não pode ir ao dentista, uma crença que não condiz com a realidade. Além da orientação para que possam cuidar da saúde bucal, as futuras mães são orientadas também para os cuidados com a boca do bebê e estimuladas a fazer um acompanhamento periódico de seu desenvolvimento com o dentista mesmo antes do nascimento dos dentes.

Boca sem cuidados é porta de entrada para doenças

O dentista João Aldo Kaminski explica que, em Anchieta, em toda primeira consulta além da avaliação geral dental, o paciente é examinado detalhadamente para verificação de câncer bucal ou outras doenças das mucosas. Caso seja constatada alguma lesão, são adotados os procedimentos necessários para o diagnóstico. “A saúde bucal diz respeito não somente a boca e aos dentes e existe uma relação entre saúde bucal e outras doenças do corpo humano. Por isso devemos dar muita importância para nossa saúde bucal e procurarmos o dentista regularmente”, afirma.