Município prepara ofensiva contra a Dengue

Ações foram decididas em reunião realizada hoje, dia 18, com a participação de representantes da secretaria de Saúde, Infraestrutura, Desenvolvimento Local, Vigilância Sanitária, Epagri e escolas do município. A intensificação das ações de combate iniciou em janeiro quando houve o primeiro registro de focos do mosquito.  Atualmente, 46 focos, entre mosquitos e larvas, já foram registrados no município.

Na reunião de hoje, além da atualização de dados feita pela Vigilância Sanitária também foram decididas algumas atividades que serão realizadas na próxima semana com o objetivo de envolver toda a comunidade. Na próxima quarta-feira, dia 25, será feita uma varredura nas margens do Rio Mandorim, que atravessa a cidade. De acordo com a fiscal da vigilância sanitária, Rosângela Teixeira, a ação foi proposta pelo fato de que a maior incidência de mosquitos e larvas foi detectada numa área de, aproximadamente, 300 metros das margens do rio. Outra ação marcada para a próxima semana é a visita da equipe da vigilância em todas as escolas para fazer uma campanha de conscientização entre a comunidade escolar. Enquanto isso, agentes de saúde também farão visitas as residências, vistoriando quintais e jardins e entregando material informativo. “A situação é muito preocupante e a população deve ser conscientizada da necessidade da contribuição de todos no combate a dengue”, argumenta.

Rosângela também afirma que as pessoas serão informadas e convidadas a participar de todas as atividades propostas. O encontro das equipes e voluntários  para fazer a limpeza no rio está marcado para as 07:30 horas, em frente ao Clube atlético Floresta onde serão distribuídos os grupos e repassadas as orientações. Todo o trabalho será coordenado e acompanhado pela equipe da vigilância sanitária e secretaria de Saúde.