6ª Festa Nacional das Sementes Crioulas e 12ª Expo Anchieta serão realizadas em comemoração ao aniversário de Anchieta

O Município de Anchieta, comemora no mês de março, 55 anos de emancipação. Para comemorar esta data, a administração municipal, com apoio de entidades locais, realizará de 16 a 18 de março, a 12ª Expo Anchieta e a 6ª Festa Nacional das Sementes Crioulas.

O objetivo é promover os empreendimentos, as experiências produtivas e as potencialidades do município para a população de Anchieta e para o conjunto da região e do país.

Queremos evidenciar a força e a dinâmica da indústria, do comércio, da agricultura, do turismo e dos serviços de Anchieta, proporcionando oportunidades de expansão do conhecimento e dos negócios durante e após o evento, destaca o Prefeito Ivan Canci.

Mais de 70 expositores estarão presentes

O evento vai reunir diversos atores e setores da economia local, em um espaço privilegiado que contribuirá para o desenvolvimento integrado do município. Na Festa Nacional das Sementes os visitantes poderão prestigiar a riqueza da agrobiodiversidade local e regional, bem como a importância da manutenção das sementes crioulas como condição de segurança e soberania alimentar às famílias rurais e à sociedade. A Expo Anchieta vai demonstrar o elevado potencial do comércio, da indústria, dos prestadores de serviços e empreendedores locais. Ao todo serão mais de 70 expositores presentes.

Palestra, seminário e oficinas

O evento também prevê espaços de formação para ampliar e compartilhar  conhecimentos.

–  Na sexta a noite, após a abertura, será proferida palestra sobre desenvolvimento local com qualidade de vida, promovida em parceria com a ACISA e CDL. No sábado pela manhã acontece o seminário agricultura e alimentos para a vida e a tarde treze oficinas, dentre elas artesanato com sementes, agroturismo e ecoturismo, melhoramento genético de variedades de milho crioulo, plantas não convencionais na alimentação e plantas nativas, bioconstrução, plantas medicinais, jogos teatrais, culinária a base de milho, hortas e quintais produtivos, informa o coordenador da comissão central organizadora, Vilmar Piovezani.

Gastronomia a base de milho

Na gastronomia da festa, o destaque é para os pratos típicos a base de milho, o tradicional café colonial promovido pela APAE e almoço típico à base de milho que será servido nos restaurantes da cidade.

Agenda de Shows e programação cultural

Na programação cultural, os participantes poderão prestigiar a Mostra de Música Regional, show com os trovadores Pedro Munhoz e Pedro Pinheiro, Banda Céus e Cantos e Canto Nativo e o show nacional com a Banda Anjos do Hanngar. O desfile histórico cultural acontece no domingo pela manhã.

A estimativa dos organizadores é reunir grande público. A entrada para a Feira e para os shows é gratuita.

Confira a programação completa:

DIA 16/03/2018 (Sexta-feira)

17:30h Assembleia dos Prefeitos da AMEOSC

19:30hAbertura oficial na Praça Orestes Gheller

20:30h Palestra “Desenvolvimento local com qualidade de vida”.

Palestrante: Denilson Balbon – Local: Câmara de Vereadores

DIA 17/03/2018 (sábado)

9:00hInício da visitação aos estandes e abertura das bancas de alimentação, de produtos coloniais e orgânicos

9:00h Abertura do seminário com lançamento do CD “Carta de Olga”

9:15h  Seminário Agricultura e Alimentos para a Vida – Cuidando de si e do mundo para uma vida mais longa com saúde. Palestrantes: Inês Claudete Burg – UFFS/Chapecó/SC e Graciela Caroline Gregolin – FADEP/Pato Branco/PR. Local: Igreja Matriz Santa Lúcia

14:00 às 16:00h Oficinas

Assunto das Oficinas

Oficina 1 – Culinária a base de milho crioulo. Monitora: Gema Schenkel

CNEC – cozinha

Oficina 2 – Hortas e quintais produtivos

Monitora: Lurdes Bodanese – MMC

CNEC – sala 1

Oficina 3 – Agroturismo e Ecoturismo

Monitor: Lucilene Assing – Santa Rosa de Lima/SC

CNEC – sala 2

Oficina 4 – Bioconstrução

Monitor: Ricardo Scalco – Guaraciaba/SC

CNEC – sala 3

Oficina 5 – Plantas medicinais: cultivo e utilização. Monitoras: Inês Carpeggiani e Sonia Dallavechia

CNEC – sala 4

Oficina 6 – Técnicas Locais e Melhoramento Genético de Variedades Crioulas de Milho. Monitores: Prof. Juliana Ogliari/NEAbio/UFSC

Câmara de Vereadores

Oficina 7 – Culinária a base de integrais e produção de brotos para a alimentação. Monitora: Leocádia  Possamai

Cozinha Salão Paroquial

Oficina 8 – Plantas Não Convencionais na Alimentação e Frutas Nativas

Monitores: André R. de Camargo e Cecília M. Bernardi – Giruá/RS

CNEC – sala 5

Oficina 9 – Melipolicultura – Abelha nativa sem ferrão. Monitor: Leandro e Paganini (EPAGRI)

CNEC – sala 6

Oficina 10 – Germinando Arte: Artesanato com sementes.

Monitora: Maritânia Andreatta Risso

Sala 1 – Parte Superior Salão Paroquial

Oficina 11 – Jogos Teatrais

Monitora: Jaque Gheno

CNEC – Sala 7

Oficina 12 – Oficina Crítica e Arte

Monitor: Abimael de Oliveira de Jesus

Sala 2 – Parte Superior Salão Paroquial

Regulamentos Orgânicos e Certificação de Grupos de Produtores por Auditoria

Monitor:  Marcelo Farias/Kiwa BCS – Florianópolis

Igreja Matriz Santa Lúcia

17:00h Show Cultural “Um outro olhar do Sul” com Pedro Munhoz e Pedro Pinheiro na Câmara de Vereadores.

18:00h às 22:00h Café Colonial (Promovido pela APAE de Anchieta). Será servido no Centro de Convivência dos Idosos.

19:00h Celebração das Sementes Crioulas e Alimentação Saudável na Igreja Matriz

20:30h Show com o Grupo Canto Nativo

21:00h Fechamento das estandes

23:00h Show Nacional com a Banda Anjos do Hanngar