CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DO COLEGIADO DE CULTURA 2023

Aconteceu hoje (27), a CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DO COLEGIADO DE CULTURA 2023, com participação dos 19 municípios da AMEOSC, o evento reuniu artistas, gestores culturais, representantes da sociedade civil e autoridades locais para discutir sobre o papel da cultura na construção da identidade e no desenvolvimento dos municípios. Representaram o Município de Anchieta, Secretária de Turismo e Cultura, Juliana Maria Draszewski, a Diretora e Presidente do Conselho de Cultura Simone Graczk, Claudete Teresinha Junges, escritora e apoiadora da Cultura, Tisiane Kilian de Paula, Professora de História e agente cultural

O tema abordado foi ” DEMOCRACIA E DIREITO À CULTURA “, a conferência proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da cultura como elemento central na promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. O evento foi marcado por uma ampla diversidade de atividades, incluindo palestras, mesas de debate e apresentações culturais.

Foram trabalhados os 06 (seis) eixos sugeridos pelo Ministério da Cultura: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

A conferência também contou com a participação ativa da sociedade civil, que teve a oportunidade de apresentar propostas e demandas relacionadas à cultura. As discussões resultaram na elaboração de propostas de deliberação construídas pelos Grupos de Trabalho para o Estado e para a união estas apreciadas, com o objetivo de definir as deliberações finais que serão encaminhadas para a sistematização pelo ente estadual para orientar políticas culturais futuras. Também foram escolhidos os Delegados, que representarão a região na Conferência Estadual.