INICIAM OS TRABALHOS DE ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL EM ANCHIETA

Hoje (22/08) os profissionais da empresa Biologic, contratada pelo Município de Anchieta, iniciaram o trabalho de visitas no perímetro urbano para levantamento de informações visando a elaboração do diagnóstico socioambiental.

O diagnóstico socioambiental é um estudo técnico, feito por pessoas habilitadas da área ambiental que visa identificar a situação dos lotes e das propriedades ao longo da sanga mandori e dos afluentes da cidade.

Com ele será possível identificar as áreas consolidadas que encontram-se em área de preservação permanente visto que o Código Ambiental Brasileiro autoriza edificações numa distância de 30 metros de córregos e nascentes. Com a elaboração e aprovação do diagnóstico poderá ser possível regularizar e/ou edificar em áreas consolidadas numa distância de 15 metros.

O Prefeito Ivan destaca que a partir de hoje os profissionais da empresa contratada vão percorrer o leito dos córregos existentes no perímetro urbano, conversar com os moradores, verificar documentos, realizar registro fotográfico. “Este será um trabalho importante para dinamizar o desenvolvimento de Anchieta e acabar com o conflito entre meio ambiente e desenvolvimento”, ressalta.

Ao longo do processo de elaboração do diagnóstico serão realizadas reuniões e audiências públicas com a comunidade. O diagnóstico será apreciado e aprovado pelo Ministério Público por meio da Promotoria Regional do Meio Ambiente e em seguida será encaminhado para aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.

O objetivo é concluir a elaboração do Diagnóstico Socioambiental até o findar do ano de 2017.