Secretaria da Saúde realiza encontro com Agentes de Saúde

Capacitar e dar suporte aos Agentes de Saúde, orientando sobre coleta, organização e formalização das informações. Este foi um dos objetivos do encontro realizado nesta sexta-feira, 18/01 nas dependências da câmara de Vereadores de Anchieta. Segundo a enfermeira Jéssica Schwerz, a intenção é realizar um encontro semanal com os agentes para atualização dos dados que fornecerão um diagnóstico mais preciso das famílias atendidas. Para auxiliar na organização dos dados, cada agente de saúde recebeu uma agenda onde deverá tomar nota dos detalhes das visitas, registrando a realidade da comunidade. " O agente de saúde conhece profundamente a realidade das pessoas que visita, visto que um dos requisitos é morar na comunidade em que trabalha", explica Jéssica.

Para a secretária da saúde, Roseli Canci Sagaz, mais do que capacitar é preciso valorizar e motivar. "Muitas vezes, não é dada a devida importância ao trabalho deste profissional, que faz a ligação imediata da população com a secretaria. Precisamos mudar essa realidade", determina. Além de receber orientações sobre suas atribuições, os agentes também puderam esclarecer dúvidas e relatar as dificuldades que encontram no dia a dia. Entre os obstáculos mais comuns estão a falta de instrução e as questões culturais que envolvem as pessoas atendidas pois fazem com que os pais se recusem a vacinar as crianças ou que as gestantes não façam o pré-natal adequadamente, por exemplo. "Para superar essas dificuldades e realizar um bom trabalho, é necessário que os agentes recebam apoio e suporte e isso será feito por todos os profissionais da equipe municipal de saúde", afirma a secretária.